MENU

08 dezembro 2015

Desmistifica - O caso é que ninguém aqui tá pedindo.

E então Sociedade, como estamos? 
Por aqui tudo beleza, na verdade, tudo poderia estar ainda melhor, não fosse o tal do:
"Você tava pedindo poxa!" ou o "Aaah mas, você tava pedindo né!".

O ponto de exclamação da primeira sentença quer dizer que a pessoa não falou um "poxa" com pena, falou um poxa, culpabilizando o outro, e o ponto de exclamação da segunda sentença está em um lugar onde caberia facilmente um ponto de interrogação, mas não, novamente o julgamento e a culpabilização sobressaem.

Nos últimos tempos eu tenho ouvido falar MUITO sobre esse tal "estar pedindo", então hoje eu vim desmistificar alguns pontos aqui, rapidinho, só pra vocês saberem:



1 - O seu namorado te traiu porque você foi do 38 para o 42? Nossa, também tu tava pedindo, né?
Bom vamos entender um ponto aqui. Quando o seu namorado fica com outras garotas mesmo quando vocês estão namorando, isso significa que vocês estão em um relacionamento aberto ou poliamor, mas, se você tem certeza de que vocês não estão, ele simplesmente foi desonesto e desleal, nada além, não importa se você foi do 36 ao 46, isso não é motivo de traição, vocês conseguem entender o quão patética é essa narrativa?

2 - Você está pedindo para ouvir as pessoas falarem mal do seu cabelo, anos de chapinha e agora quer soltar os cachos? Assim não dá pra te defender amiga.
Amiga, vem cá, deixa eu te contar, EU NÃO QUERO QUE VOCÊ ME DEFENDA, AMIGA. Eu quero poder ser quem eu sou e fazer o que eu quiser fazer, sem me sentir escrava da chapinha, da tinta, do amaciante, do relaxamento ou o que for, eu posso simplesmente mudar o meu cabelo todos os dias e ninguém tem de ficar me rotulando por que o meu cabelo é meu sabe, amiga?

3 - Você foi assaltada na rua? Que triste, mas você estava falando no celular, ah tava pedindo né?!
Olha, vamos recapitular as funções aqui:
Telefone Fixo: O telefone fixo foi uma coisa que inventaram pra falar com as pessoas quando elas estão em casa.
Telefone Móvel: O telefone móvel foi inventado para as pessoas se comunicarem quando não tem um telefone fixo próximo a elas, isto é, na rua.
Entenderam? Eu quero poder falar no meu celular na rua, porque é exatamente para isso que eu foi feito! E não me interessa o índice de criminalidade, porque eu não posso me anular quando estou correta, para deixar o incorreto viver livre, vocês concordam? Os valores tem se invertido tanto, as culpas tem caído nas vítimas e isso não é legal. Não Mesmo. 

4 - Eu só não juro, juradinho de dedo mindinho, porque eu sou Cristã e Cristãos não juram, mas você não está pedindo pra ser abusa, violentada ou/e estuprada.
Não importa se você está de saia, calça, vestido, de calcinha ou NUA no meio da rua. Isso não dá o direito a ninguém de passar a mão em você, falar qualquer coisa pra você e muito menos de fazer amor com você contra a sua vontade.
Eu moro no RJ e trabalho em Botafogo, todos os dias tem vários carinhas correndo lá na orla de sunguinha e você acredita que eu nunca agarrei nenhum deles? Nunca gritei "ôh lá em casa" ou fiz fiu-fiu. Será que eu sou muito anormal ou a sociedade anda muito escrota com suas análises de "estava pedindo?" .

Enfim, vou resumir tudo o que foi dito aqui, em poucas frases:

1 - Quando dentro de um namoro que não é aberto ou poliamor essa pessoa não deveria estar namorando. 

2 - Quando eu pergunto o que você achou das mudanças do meu cabelo você pode falar o que bem entender, mas quando eu não pergunto e você fala do mesmo jeito, você está se intrometendo de uma maneira nada amistosa em algo que não é da sua conta. 

3 - Quando você passa na rua e vê uma pessoa necessitada e oferece o seu celular a ela, você está fazendo uma doação, qualquer coisa diferente disso é roubo, é crime e você é vitima e não, você não estava pedindo nada.

4 - Parafraseando a Rainha do mundo Jout Jout - se uma pessoa pede pra fazer amor com você e você aceita, você está fazendo um amor gostosinho, mas, se você diz não, ou por um acaso da vida, a pessoa nem pergunta, você está sendo estuprada.

E eu gostaria de lembrar que de nas hipóteses levantadas acima, de maneira nenhuma a culpa é sua.


Assim como no primeiro post, eu gostaria de associar estes "fatos", com alguns livros que podem servir de inspiração ou nortear suas posições sobre isso, Vou deixar o Skoob linkado em todos os livros, para vocês verem se o livro interessa.


- FALE! - abuso / violência / estupro 
- AMOR AMARGO - relacionamentos abusivos
OS 13 PORQUÊS - abuso / violência / estupro 

Então é isso Sociedade, até semana que vem! Trarei um post menos polêmico provavelmente hahaha.

Me siga nas redes sociais

comentário(s) pelo facebook:

16 comentários:

  1. Sem palavras pra esse post! Simplesmente maravilhoso. O mundo precisa ver!

    ResponderExcluir
  2. Ain ♥ Que Linda Martinha.
    Tbm acho que o mundo precisa ver este post, as coisas estão meio estranhas nele.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Primeira visita no blog e já estou apaixonada! Que texto! Que verdades! Infelizmente, quanto mais o ser humano está tecnológico, mais online, parece que os valores éticos e morais estão indo sabe-se lá pra onde. Por favor, faça mais textos como esse!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Arrasou no texto, está tudo perfeito, terei que compartilhar com meus amigos!!!
    Abraços

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!
    Fico com uma grande vergonha alheia em fazer parte de uma sociedade que tem como slogan essa coisa do 'você estava pedindo'. É a cultura romantizando as coisas erradas que os homens fazem colocando a culpa nas mulheres. O pior é que tem muita mulher que tem a mesma teoria, mas eu tenho esperança de que um dia as coisas mudem.
    Que você possa usar uma saia curta por que está com calor ou por que gosta e não por que está pedindo para ser cantada... Que você possa retribuir um sorriso em uma balada por ser educada e não por estar querendo ir para cama. Que o cara que trai seja o culpado e seja ele o alvo de quem fala mal e não a mulher que estava pedindo ao não se cuidar.
    Por que ninguém aqui está pedindo, não é mesmo?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns pelo post! achei sua ideia muito bacana e criativa, isso de "você estava pedindo" é algo que a sociedade usa muito e julga e eu não conseguiria me expressar melhor do que você. Também adorei a relação com os livros!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiie,

    Que post lindo e acho que todos da sociedade deveriam ler. São tantas coisas acontecendo no mundo, no Brasil, e ainda existe preconceito, em pleno século XXI. Como pode alguém pedir algo que irá machucar-se? Não acho que todas as mulheres principalmente está pedindo algo, só pelo como se comportar ou está vestida. Odeio está sociedade hipócrita.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Seu post me fez lembrar um vídeo da Jout Jout, Não Tire o Batom Vermelho, é ótimo.

    AMEEEEI a forma como você colocou essas pontuações e concordo com VC!
    Espero que esse post abra os olhos de muitas pessoas.
    Sobre as dicas literárias, eu já li o da Meg e é ótimo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, Jout Jout maravilhosa <3
      OBRIGADA !!!
      Esse povo tem de abrir os olhos

      Excluir
  9. Oi Tayana!
    Muitos aplausos para você por esse texto. Queria tanto que mais mulheres pensassem da mesma forma e parassem de culpabilizar as outras(os). Todo mundo é livre para ser/fazer o que quiser, desde que respeitando o espaço do próximo!!
    Beijos!

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu, de verdade, vindo de você é mais que um elogio.

      Excluir
  10. Olá, que post maneiro. Essas situações são tão rotineiras que virou normal no nosso dia a dia. Como pode? O exemplo do namoro é o que mais me irrita, é como se o fato de você engordar, deixar de ser bonita (no ponto de vista masculino) faz de você algo pra ser deixado pra trás ou nesse caso, ser feita de trouxa.
    E, é incrível como crescemos ouvindo essas frases "você pediu, né". Como se sempre fosse a culpa da mulher, e nunca, do homem.

    Amei o post, parabéns.
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Que post maravilhoso,esse é um tema que deve ser trabalhado e discutido na sociedade

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    O pior é escutar esse tipo de frases na boca de mulheres. Recentemente uma conhecida descobriu que estava sendo traída e minha irmã contou a ela o que sabia e o namoro acabou. Ouvi de muitas pessoas que minha irmã estava errada por contar porque ele que tinha que contar. Sinceramente, se a menina quiser voltar é uma decisão dela, mas o fato dele ser homem não dá direito a traição. Precisamos mudar nossas mentes antes de querer um mundo sem machismo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Post simplesmente perfeito.
    Infelizmente isso virou uma coisa comum na nossa sociedade, culpar a vítima, às vezes meio que acabo discutindo com pessoas que teem esse pensamento,porque não dá pra acreditar e nem aceitar isso,parabéns pelo post.

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi Tay!
    Amiga, adorei o texto. Muito bem escrito e é uma assunto batido hoje em dia, porém as pessoas ainda não estão sabendo lhe dar com essas simples regrinhas. Essa sociedade está cada vez mais escrota! Parabéns pelo texto!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, responderei você assim que ver o comentário. Beijos de sangue e até breve.